sexta-feira, 10 de julho de 2009

INJUSTIÇA




Imcompetência, acredito ser essa a palavra mais apropriada para aderir a polícia metropolitana inglesa que assassinou o brasileiro Jean Charles Menezes em Julho de 2005, ao ser confundido com um homem bomba (terrorista) no metrô londrino.

Jean tinha 27 anos. O caso teve uma enorme repercurssão, já que de fato essa injustiça indignou milhares de brasileiros. A trágica história, virou livro : “Em Nome de Sua Majestade” (editora Objetiva) através do autor Ivan Sant’Anna, e filme que se encontra atualmente em cartaz representado por Selton Mello, e além disso, o episódio do assassinato do imigrante brasileiro Jean Charles de Menezes pela polícia de Londres também está sendo transformado em peça de teatro, informou o site da BBC. O espetáculo "Stockwell: the inquest into the death of Jean Charles de Menezes" (Stockwell: o inquérito sobre a morte de Jean Charles de Menezes) está sendo montado por uma companhia londrina e terá sua estreia em 21 de julho no Landor Theatre, no bairro de Clapham.
Mas será que isso alivia a dor que essa família terá para o resto de suas vidas???
Já são 4 anos!!! E o que foi feito até agora? O único julgamento condenou a polícia inglesa com uma multa. É o suficiente? Trará Jean de volta?
Ontem, assisti ao filme, estrelado por Selton Mello, por quem tenho um grande apreço como ator, e me emocionei muito, muiiito mesmo, afinal quando são somente histórias fictícias a sensação logo passa, mas e quando é algo reprentado que realmente existiu? Eu só consegui imaginar o sofrimento da família, da mãe e pai em especial.
O que fazerrrr? Acredito que nada que seja feito, aliviará ou confortará, porque esse erro não tem justiça que solucione o fato!
Fica aí uma reflexão, dos dias que vivemos hoje, do que estamos sujeitos a passar, seja como o assassinado ou como a família do mesmo. Aqui no Brasil, no exterior, onde quer que estejamos.


Indico o filme, e até agora estou CHOCADA!


Aproveitem a vida, afinal não sabemos se amanhã será o nosso dia. Carpen Dien.


Por Aline Pereira (entristecida).


5 comentários:

  1. Bem interessante relembrar esse caso, que infelizmente nos dias atuais tem sido um de tantos casos de injustiça no mundo. Agora só cabe a justiça divina pq, acredito que nada pagará a morte desse jovem à sua familia.
    Arrasou amiga!!
    bj
    Conceição

    ResponderExcluir
  2. nossa!!
    realmente essas coisas são terríveis!
    =(
    bjo

    ResponderExcluir
  3. é aline, se fosse um assassinato aqui no Brasil, a mídia do exterior estaria em cima, pra solucionar o caso, mas como foi a polícia de Londres, eles não estavam enganados, estavam apenas distraídos.é muita falta de respeito!Indigna qualquer ser humano com o mínimo de sensibilidade

    ResponderExcluir
  4. tem injustiça dentro de casa,na familia... essa é uma sociedade onde a (in)segurança publica se coloca como obstaculo para uma convivencia social justa.


    obs.1:otimo texto.
    obs.2:saudade

    ResponderExcluir
  5. Ow obrigada! E o seu voltou? E é verdade a injustiça é algo que ainda está um pouco fora do nosso alcance.

    Obs.3: Saudade maior.

    ResponderExcluir